Um blog de todos nós. Afinal, pintelhos todos temos... Uns mais, outros menos...

domingo, abril 25, 2004

Nasci livre

É verdade, nasci em liberdade. Mas quando paro para pensar acerca dessa coisa tão complexa, até me assusto.
Se é dado adquirido que a nossa espécie tende a simplificar os problemas, a "ver a preto e branco", criando estereotipos, conceitos simplificados (não será pleunástico?) e subvalorizando aspectos menos importantes de cada problemática, porque é que preferimos viver com essa "coisa" de significado tão complexo, que é a liberdade?
Ser livre é poder fazer tudo. Mas... Não é permitido subverter a lei, nem atentar à liberdade individual de outros, nem isto, nem aquilo... Mas somos livres? Ai, que complicado...
Festeja-se um conceito tão difícil, tão complexo... Dizem que éramo oprimidos... Mas não seria bom?? (NÃO!) Não precisávamos de pensar por nós, pois os iluminados do Estado Novo e da Igreja Católica Apostólica Romana poupava-nos o trabalho de ter ideais. Pensavam por nós...
E logo os portugueses, povo tão comodista, que tanto gosta de ter "a papinha feita"... Estamos a festejar o fim de isto tudo...

Porquê?

Porque como seres individuais, temos o direito a ter opiniões e a expressá-las da forma como muito bem entendermos.
Porque temos o direito aceder à informação com rigor, sem que nada nos escondam.
Porque temos o direito de comunicar livremente, sem medo que algum bufo nos denuncie à PIDE que, segundo ex-agentes, não torturava, não... Que ideia...
Porque sim.

Para mim, porque posso simplesmente dizer que estou descontente, posso escrever e dizer caralhadas, mandar as pessoas de quem eu não gosto (não me estou a referir a Paulo Portas, claro que não... Não!) para o caralho!! Porque posso expressar a minha opinião, porque sou livre, porque posso amar sem ter um preço a pagar, porque me posso manifestar, lutar por ideais que, felizmente, posso sustentar e apoiar e expressar e dos quais me posso orgulhar.

PORQUE ME DERAM ASAS PARA VOAR!

Pintelho

|
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!