Um blog de todos nós. Afinal, pintelhos todos temos... Uns mais, outros menos...

segunda-feira, abril 26, 2004

Rescaldo do dia R

No rescaldo do dia R, proponho uma análise profunda ao que se passa na indústria musical, a nivel de (R)evoluções.
Como amante do metal, proponho-me analisar alguns temas dentro do género, deixando todo o restante mercado para os leitores do blogue.

Vinha eu a caminho de casa quando ouvi um tema daquela que foi para mim, durante anos, a melhor banda de metal portuguesa, os Ramp. Numa análise pouco cuidada notei que a banda, segundo as regras do novo governo, se devia passar a chamar amp. Pensei nas chatices que o senhor Durão e Companhia iam criar só para mudar o nome da banda.
Curiosamente, o nome do disco do qual foi retirado o tema que ouvi é E.D.R., ou Evolution Devolution Revolution. E agora? É que se os nossos governantes retiram o R a Revolution, ficamos com Evolution Devolution Evolution. E obtemos um círculo imperfeito, uma trilogia dissonante... Como é que querem descalçar esta bota?
Depois, alarguei horizontes. Saí de Portugal. "Afinal, já que o Barroso se fez de amiguinho do Bush para o bem e para o mal, um dia ainda pensa que é dono do mundo, que nem o Presidente dos E.U.A., e pode-se achar na legitimidade de retirar os erres fora de Portugal", pensei. É legítimo pensar assim. E lá pus os meus neurónios, sinapse aqui, sinapse ali, a discorrer sobre o assunto.
Descobri os texanos Pantera, cujo single de apresentação do último e derradeiro disco de estúdio dá pelo nome de "Revolution is my name". E esta, vão mudar o nome do nome da música? Bolas, senhor Durão, haja paciência...
Os brasileiros Sepultura oferecem aos compradores da edição limitada em digipack do último disco da banda, Roorback, uma compilação de versões intitulada Revolusongs. Com a nova roupagem, seriam Evolusongs, canções que, devido às novas vestes que o grupo brasileiro lhes deu, evoluiram... Digo eu.
Felizmente, para o governo português, nem tudo são más notícias. Os Pearl Jam lançaram, há anos, um single de nome Do the Evolution. Segundo fontes (pouco) fidedignas, o título original do tema seria Do The Revolution. Contudo, Eddie Vedder e companhia forjaram um acordo com os membros do actual governo português, tendo em vista este momento trágico da invenção do mais infeliz slogan da história do pós 25 de Abril. E foi assim que o governo português se livrou de ter que corrigir mais uma edição do tema, e de alterar mais direitos de autor, e tudo acabou em bem...

Como diz o outro, "E esta, hein?". Esperam-se nos comentários novos "erres" musicais.

E declaro morto o assunto mais explorado dos últimos tempos na blogosfera.

Pintelho

|
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!