Um blog de todos nós. Afinal, pintelhos todos temos... Uns mais, outros menos...

quinta-feira, março 18, 2004

Delícias do mar

Pus-me ontém a pé às cinco da matina, para ir visitá-las.
Após cinco horas de viagem, com paragem de dez minutos para verter águas, cheguei a Almada,à base naval, onde fui encaminhado, com os meus colegas, para a Escola Naval.
Eram marinheiros por todo o lado.
Fomos para o auditório onde nos foi apresentada a Escola, uma apresentação muito vocacionada para vender os serviços. Parece que conseguiram, com alguns colegas meus.
Após a apresentação, fomos conduzidos através das instalações da escola. As salas de aula bem equipadas, bons simuladores de navegação, auditórios do melhor que há... Enfim, uma Escola Superior que forma bons marinheiros.
Por outro lado, fomos levados às camaratas, onde rapazes e raparigas dormem em edifícios separados. Quatro camas num quarto, bem curtas e estreitas. Ausência de qualquer sinal de rádio ou televisão. Apenas as revistas e livros que os cadetes estão a ler neste momento. Um bom sinal da falta de divertimento que por lá há.
Asistirmos a uma formatura, e fomos, depois, almoçar com os cadetes, com quem conversámos e que nos deram uma boa idéia da vida que levam. E cito a frase de um deles, curiosamente, oriundo de Braga: "A escola naval é uma merda, mas a marinha é fixe!". E podem sempre contar com emprego garantido, apesar de que nos tempos de escola vivem em regime de semi-internato. Enfim...
Fomos visitar a fragata Vasco da Gama, o mais moderno navio de guerra português (que realmente é admiravelmente moderno). É um barco muito bem equipado. Contudo, seria difícil Portugal ganhar uma guerra com UM único navio. E há coisas bem mais importantes em que investir.
VIsitado o navio, voltámos a Braga, com uma ideia diferente da que tínhamos da escola naval. Há interessados...

Após esta paragem, amanhã o Pintelho volta ao activo, após um teste de Português acerca de Felizmente há luar e A Mensagem.

Pintelho

|
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!