Um blog de todos nós. Afinal, pintelhos todos temos... Uns mais, outros menos...

segunda-feira, maio 31, 2004

Dia mundial sem tabaco!

Sim, sim... Não. Ao contrário do que muitos dos meus fãs e seguidores (sim sim, eu sei que sim, não batam palmas, atirem dinheiro, por favor!)possam eventualmente estar à espera, eu não vou aplicar psicanálise aos resultados do questionário d'"Os Marretas". Não, porque não me volto a meter numa dessas tão cedo... As horas que eu perdi frente ao monitor a ler comentários a arranjar palermices para escrever, aquando da célebre psicanálise aos desenhos animados...
Desta vez perguntei apenas por curiosidade.

Hoje prefiro falar do dia mundial sem tabaco.
Não da data em si, nem das medidas que o governo está a pensar tomar para combater o tabagismo, nem desses assuntos banais.
Prefiro antes esclarecer o assunto da possivel eficácia dos rótulos enormes, colocados nos maços de tabaco nacionais, onde se lê frases como "FUMAR MATA".
Obviamente os rótulos são eficazes. A taxa de eficácia, segundo estudos elaborados neste país, é de 0%, sem arredondamentos.
Qual a lógica de alertar o cidadão para os perigos do tabaco, se à partida toda a gente sabe que, como qualquer outra droga, acarreta malefícios? Cabe a cada um de nós pesar os "prós" e os "contras" e decidir se deve ou não consumir qualquer droga que seja.
Esta medida da obrigação da rotulagem é estúpida a uma taxa de 100%, sem arredondamentos.
Então após ter gasto dois euros para comprar um maço com 20 cigarros, um fumador vai deixar de os fumar? E o dinheiro investido? Investido sim, porque tem em vista a satisfação de necessidades, e trará dividendos, certamente, a nível de saúde psíquica, para os adictos.

O quê? Ainda não estão convencidos da ineficácia da medida??
É nesta altura que o meu texto argumentativo atinge o auge, com o mais forte dos argumentos, acompanhado pela violência das imagens. Preparem-se, e tentem acompanhar todo o texto que se segue com um rufo, por favor.

Imaginem um preservativo.
Isso.




Agora imaginem que no invólucro do dito preservativo, marca Durex, vinha colado este rótulo:




Vocês deixavam de praticar relações sexuais?
Claro que não.
Que absurdo que seria, pensam vocês.
É isso.

Tenho dito!

Não fumem, pois fumar mata mesmo!

Pintelho

|
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!