Um blog de todos nós. Afinal, pintelhos todos temos... Uns mais, outros menos...

quinta-feira, junho 10, 2004

Dia de Luto

Não. Acalmem-se.
Este NÃO é mais um post em homenagem a Sousa Franco.
A homenagem do Pintelho ao político que, quer gostemos quer não, foi um grande homem, e cuja perda, quer lamentemos quer não, foi enorme para o país, já foi feita ontém. E para lhe fazer o luto, lá estão as bandeiras a meia haste, e uma campanha eleitoral suspensa.

O grande problema do dia de hoje é outro.
Hoje perdemos um feriado.
Como ateu, nunca celebrei os feriados religiosos mas, como bom "tuga", sempre os cumpri à risca. Nunca trabalhei aquando de um feriado religioso.
Mas, religião aparte (o que eu penso é que os feriados de todas as religiões, mesmo minoritárias, deviam ser cumpridos, em Portugal, país laico), hoje olhei para o calendário e lá estava a terrível notícia. O dia de Camões (uma vénia colectiva ao ler este texto será bonita), de Portugal (outra, outra... E lembremos o nosso passado quinhentista), e das Comunidades Portuguesas, foi misturado com um feriado religioso. Dia do corpo de deus. Eu não celebro o dia do corpo de deus, mas que o feriado fazia jeito, disso não tenho dúvidas!
Obviamente que isto é tudo uma estratégia do governo da coligação PSD/PP para que os portugueses trabalhem mais.
Toda a gente sabe que a crise, que o governo anda a querer mascarar a todo o custo, continua aí, em força. Toda a gente sabe também que os feriados são, por excelência, dias de baixa produtividade.
Façam as contas.
O dia do corpo de deus não coincidiu com o dia de Camões (...) por mera coincidência! Coincidiu porque o governo assim o quis.
Menos um dia feriado implica o encaixe de mais alguns milhões de euros nos cofres do estado, e a nossa "Manelinha" fica toda contente, pois pensa que assim ultrapassa a crise.
A confirmação desta estratégia governametal para diminuir o défice orçamental e aumentar a produção foi obtida por fontes seguras. Uma reunião entre o Primeiro Ministro e a Ministra das Finanças, com a participação do Ministro da Defesa (está em todas... Mesmo nas que nada têm que ver com ele) culminou com a tomada desta decisão de fazer coincidir o 10 de Junho com o dia do corpo de deus.
É que se um feriado se dá invariavelmente quarenta dias após a Páscoa e a sua data não é susceptivel de alteração, o outro é o 10 de Junho. E com o 10 de Junho é diferente. Fará, certamente, todo o sentido, comemorar o 10 de Junho a 9 ou a 11. O 10 de Junho devia ser um feriado móvel, como tantos outros.
Pelo menos, não perdiamos um feriado.
Na minha opinião, todos nós devíamos manifestar o nosso desagrado para com esta medida governamental, a mais infeliz desde a tomada de posse, já lá vão mais de dois anos (de luto e de luta).

Pintelho "Ora deixa cá ver, a que dia calha este ano o 10 de Junho..."

|
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!