Um blog de todos nós. Afinal, pintelhos todos temos... Uns mais, outros menos...

sexta-feira, junho 11, 2004

Pum, pum Pum!, ou "tuga, tuga, tuga".

Muitos de vós sabéis já que há dias fui acordado com um berbequim a furar a minha cabeça.
Foi horrivel, um verdadeiro pesadelo.
Pois hoje reparei que afinal, o berbequim a furar na parede do meu prédio é um ruído agradável e suave, quando comparado com um martelo (provavelmente de elevado calibre) a martelar, às oito horas da manhã, oito, na parede de minha casa.
Acordei ao som de "pum, pum, pum".
"Porra, é Sábado e já começam a festejar o início do Euro2004. Mas que nacionalismo que se faz sentir nesta rua".
"Calma, calma... A parede está a tremer... Estão a fazer dela um bombo?"

Acontece que, às oito da manhã, não são horas de martelar. Serão?
E se há dias me apetecia enfiar o berbequim ligado no rabo (rabo não soa apaneleirado?) de quem o estava a utilizar, hoje apetecia-me pegar num prego daqueles enormes, de diâmetro considerável, e martelar pelo rabo (?) de quem me martelava a cabeça.

Contudo, e após este "bom-dia" diferente, dou por mim a espreitar pela janela, para o outro lado da rua, e a ver o prédio vizinho a vermelho e verde, com manchas amarelas, azuis e brancas.
"Só me faltava esta... Pintaram o prédio, ou então fiquei daltónico."
Que dia... Está a começar lindamente.

Quando, após tomar o café, notei que afinal o vermelho e verde resultavam de bandeiras nacionais desfraldadas, dei comigo a enervar-me.
Então não é que Portugal é mesmo um país de hipócritas?
No prédio que eu estava a espreitar, a maioria dos apartamentos estão arrendados a imigrantes de leste, imigrantes que certamente não têm boas referências deste país, imigrantes certamente explorados, imigrantes que, a torcer por uma selecção, seria a do seu próprio país.
Não que eu tenha alguma coisa contra este símbollo nacional, não. Até temos uma das bandeiras mais lindas do mundo!
Mas custa-me a admitir que alguns portugueses, e agora deixando os Marian Tupescu cá da zona em paz, que passam a vida a renegar o seu país, que passam a vida maldizendo a sorte de serem portugueses, ostentem na janela uma bandeira que só lhes apetecia rasgar, até ontém, tudo porque o seleccionador nacional lhes pediu para a ostentarem.
Será que esta gente pensa que o Euro 2004 vai melhorar a sua qualidade de vida? Será que uma vitória nacional neste campeonato tornará Portugal num país onde viver seja mais agradável?
Não sou contra o colocar da bandeira nas varandas, nem nas janelas. Só sou contra aqueles que, mal o campeonato da Europa acabe, as vão rasgar, porque "Portugal é uma merda, deviamos era ser uma província espanhola!"

Bem, bandeiras aparte (e eu hei-de colocar a minha, porque gosto de Portugal, tanto ao ponto de querer corrigir os defeitos que, como em todo o lado, cá existem), o Europeu começa amanhã. É nosso dever viver a festa, porque, se nela investimos, agora, há que aproveitar!

Pintelho

|
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!