Um blog de todos nós. Afinal, pintelhos todos temos... Uns mais, outros menos...

sábado, janeiro 17, 2004

Balanço 2003

Balanço 2003

Recomposto do choque de ontem, embora ainda sinta as datas dos meus exames a ecoar no cérebro (14;17;21;23;25...5...5....5.........5.....), decidi (finalmente) fazer o balanço da metalada de 2003.

Começando pelas escolhas da redacção da LOUD!, pela ordem em que aparecem na própria revista:

Disco do Ano -> Type 0 Negative "Life is killing Me".
Eu vou ser sincero. Pessoalmente não sou grande fã do metal gótico praticado pela banda, nem sequer gosto da voz de Peter Steele, e, pior, comprei o álbum e mal o ouvi. Portanto, não poderia estar mais em desacordo. Na minha opinião pessoal, o Disco do Ano seria Dream Theater "Train of Thought", e quero acreditar que o disco apenas ficou em quinto lugar devido ao facto de ter acabado de sair no final do ano e ainda estar a ser digerido pela crítica. Mas que disco!
No top ten aparecem ainda discos de bandas como Katatonia (isso é música?), Tomahawk (metal?), e A perfect circle (já fizeram bem melhor com "Mer de noms"). O meu top 3 dos discos seria:
1- Dream Theater "Train Of Thought"
2- Dimmu Borgir "Death Cult Armaggedon"
3- Children of Bodom "Hate Crew Deathroll"
Assim o top três estaria bem entregue.

Melhor Disco Nacional -> Moonspell "The Antidote". Eu não aprecio o metal gótico dos Type 0 Negative, mas quem se atrever a contestar a escolha, é surdo. Grandioso trabalho de Fernando Ribeiro e Companhia!
Em segundo lugar ficou a grande decepção do ano, na minha opinião: Ramp "Nude. Este disco está abaixo do aceitável, mas pior que isso, este disco tem a assinatura dos RAMP! "Nude" diz tudo. A banda despiu-se de música em condições e vendeu-se ao new metal. Rui Duarte, a.k.a. R.A.D., parece estar mais preocupado com os seus Re:aktor, banda demasiado futurista para que a sua música me entre na cabeça. Queremos os Ramp do E.D.R.

O meu top 3? O seguinte:
1- Moonspell "The Antidote"
2- Demon Dagger "Inana Ishtar"
3- Anger “The Bliss”
Esperam-se reacções.

Quanto às escolhas do público:

Melhor Músico Nacional: Fernando Ribeiro. No comments!

Banda revelação Nacional: Re:aktor. Mas que raio de banda é essa que grava pela maior editora de metal da Europa, com uma bateria sintetizada? Daniel Cardoso, ex-Sirius, ex-produtor dos meus queridos Glue, ocupou o lugar, mas confesso que a música da banda é bastante complicada de digerir, demasiado futurista na minha opinião. Além disso, a que banda assentará melhor o título de Banda Revelação Nacional que aos Melkor? Abram os ouvidos, por favor! Ou então escolham Ramp… “Nude” metal power!

Melhor Álbum: "The Antidote" e mais nada!

Melhor banda: Moonspell, quem mais?

Quanto às escolhas internacionais:

Melhor Álbum: Dimmu Borgir "Death Cult Armaggedon". Pois é, ainda nem toda a gente teve acesso ao novo "Train of Thought", sendo portanto compreensível a escolha.

Melhor Banda: Iron Maiden. A banda esteve em grande, protagonizou um grandioso espectáculo no Pavilhão Atlântico, lançou um grande disco, mas daí até serem a melhor banda... Talvez eu entenda mais este título como "Prémio Carreira" para os mais velhinhos, afinal de contas, os Metallica também aparecem no Top 3.

Banda Revelação: Evanescence. Pois claro, foi revelada ao mundo a arte de desprestigiar o metal e de fazer música sem qualidade, pop com guitarras distorcidas, que soa sempre ao mesmo, à mesma pintelhada dessaranjada... Agora METAL?????

Melhor Músico: Mike Portnoy. O grande baterista nova-iorquino, está em grande no novo álbum, bem como todos os seus colegas da banda. No entanto, Eles esqueceram-se desses três Senhores chamados João, Paulo e Pierre... Sem comentários.

Aparece também na revista uma alusão ao Concerto do Ano e à melhor capa da revista, mas isso são pormenores.

O Pintelho, na generalidade, está conformado com a eleição. Imperdoável só mesmo a ausência dos Melkor na lista dos premiados. Talvez para o ano, quem sabe?

Pintelho

P.S. Pois é, confessem que já estavam a estranhar a ausência de artigos musicais no Pintelho? Quem me conhece sabe que (tapem os ouvidos por favor) "Eu NASCIiiiiiiiii P'rÀ Múúúúúsicaaaaaaa". Ei-lo, o primeiro grande artigo musical deste diário. Primeiro de muitos espero.

P.S.2 Parece que a quantidade de ferramentas hoje adicionadas ao blog funcionam como um propulsor. De facto, este blog subiu num único dias 50 posições no ranking, ocupando actualmente o número 616. Parabéns COmentários, Citações e Site Meter. Sois grandes ferramentas, indubitavelmente!

|
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!