Um blog de todos nós. Afinal, pintelhos todos temos... Uns mais, outros menos...

sexta-feira, março 19, 2004

Viagem temporal

Foi numa explicação de matemática que surgiu a ideia.
Se viajarmos a uma velocidade suprior à da luz, não seremos capazes de viajar no tempo?
Ora vejámos: Ao olhar para uma estrela, estamos a ver o passado, algo que se passou há milhões de anos, assim como quem nos possa estar a ver de outros planetas está a ver animais como os dinossauros. A uma escala mais pequena, o leitor do Pintelho está a ler as letras deste post através da energia que já passou pelo monitor, há nanossegundos atrás. Tudo isto é um intervalo de tempo mensurável. Num extremo, nós vivemos no presente mas nunca, NUNCA presenciamos o presente, mas sempre o passado.
Se conseguirmos ser mais rápidos que a luz, conseguimos, teoricamente, ver o passado. Se agora fôssemos capazes de percorrer a distância suficiente num intervalo de tempo suficientemente curto, à partida, poderiamos assistir à "Paixão de Cristo" original, ou ainda, ao "Parque Jurássico" durante o verdadeiro Período Jurássico, ou ainda esclarecer o mistério da origem da vida e do universo. Podemos ainda, o mais incrível, estar em dois locais ao mesmo tempo, teoricamente. Basta viajar à dita velocidade superior à da luz e colocarmo-nos num local de onde nos possámos observar sem ser ao espelho.
Dá que pensar... Se toda a blogosfera se unir, seremos capazes de construir um veículo mais rápido que a luz, e aí, viajar no tempo... Ou não...

Pintelho

|
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!