Um blog de todos nós. Afinal, pintelhos todos temos... Uns mais, outros menos...

terça-feira, maio 11, 2004

Tom and Jerry




Estava há bocado a ver televisão descansado e apareceu-me à frente uma imagem assim.
O gato Tom e o rato Jerry foram as personagens que mais marcaram a minha infância, enquanto apreciador confesso (que ainda hoje sou) de desenhos animados.
Enquanto todas as crianças de seis anos se levantavam quase de madrugada para ver os seus desenhos animados favoritos, eu levantava-me quase de madrugada para ver "os meus Tom e Jerry". Pronto, pronto... Confesso que ainda hoje me levanto às oito da manhã para assistir ao "Recreio".

Hoje, numa perspectiva psicanalítica, questiono o porquê da eleição de Tom & Jerry para desenhos animados favoritos.
Várias conclusões se desenharam nitidamente na minha mente.
O gato e o rato são ambos animais pintelhudos, com o corpo mais bem recoberto por pêlos que os pobres Homo sapiens sapiens. A minha faceta pintelhiana estaria aí, certamente, evidente, ainda que disfarçada nesta projecção.
Sempre projectei a minha personalidade no Tom, fazendo uso de um mecanismo de defesa bem conhecido e estudado, denominado, quem diria, projecção. Ele era ainda mais trapalhão e desengonçado que eu, era rápido, cómico, curioso, e corria atrás de ratos. É sabido que na infância há dificuldade em reconhecer a identidade de género. Hoje em dia, corro atrás de ratas.
Também gostei sempre especialmente do Jerry. Baixinho, simpático, bonito, esquivo e muito, muito esperto e inteligente. Actualmente, as Pintelhas que satisfazem estas características são as minhas favoritas.

Assim consegui explicar o fabuloso mistério Tom and Jerry.

Eu cresci, mas eles não. São os mesmos, e o persistente gato teima em tentar apanhar o enérgico rato. Assim, enquanto eu ultrapassei esta fase, muitas outras crianças se projectam actualmente nos dois heróis. Crianças parecidas comigo, com características semelhantes às minhas.

Um dia hei-de defender a tese "Diz-me que desenhos animados vês, dir-te-hei quem és!", com a qual me hei-de tornar um psicólogo conhecido e respeitado em todo o mundo. Ou não!

E vocês? Não querem revelar a vossa personalidade, revelando os vossos desenhos animados favoritos, para eu vos desvendar os mais obscuros segredos do vosso id? Usem os comentários!

Pintelho

|
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!