Um blog de todos nós. Afinal, pintelhos todos temos... Uns mais, outros menos...

segunda-feira, junho 14, 2004

Europeias 2004

O PS conseguiu 12 lugares no parlamento europeu, a Coligação da direita 9, a CDU 2 e o Bloco de Esquerda 1.

Estes são os resultados das eleições europeias em Portugal.
Contudo, os resultados só por si serão amplamente debatidos blogosfera fora.

Por esse motivo, o Pintelho optou por analisar as coisas de outra maneira.

A questão que eu coloco prende-se com o facto de a direita unida ter menos votos que o PSD sozinho desde o 25 de Abril.

Alguns senhores ligados à Coligação Força Portugal querem-nos fazer crer que esta derrota não foi dos governadores, mas dos partidos da direita e dos deputados europeus, desvalorizando mesmo esta votação.
Ora isso é de uma credibilidade nula, sendo que vem de dentro de um partido que durante a campanha (que não chegou ao fim, dadas as circunstâncias e a morte de Sousa Franco) nada discutiu acerca da política europeia. Aliás, esta campanha ficou marcada pela discussão da política interna em detrimento daquela que seria a política a debater para estas eleições. Certo, certo é que de política europeia e da Europa, eu não ouvi falar, e que, o voto dos portugueses, pelo desconhecimento, se baseou na política interna, sendo este um sério aviso para o governo da Coligação PSD/PP.

Outro aspecto destas eleições prende-se com o facto de muitos senhores da política portuguesa tentarem desvalorizar a maioria absoluta da abstenção, usando como argumento que esta não foi a taxa mais alta de toda a história democrática em Portugal. Ou seja, enquanto não estivermos pior, não há problema. Eu penso que esta abstenção reflecte mais que um cartão amarelo à política portuguesa. Reflecte também um desconhecimento profundo e enraizado acerca da política europeia, acerca de uma Europa que não se reflecte em muitos aspectos da nossa vida.

Outro aspecto importante prende-se com os quase 14% dos partidos de esquerda, CDU e BE.
Um excelente resultado, demonstrando que Portugal, à semelhança da Europa, se começa a cansar da política de direita, encontrando a alternativa numa esquerda mais dinâmica.

O último aspecto a referir, ou melhor, a repetir, será a abstenção. Urge repensar toda a política em Portugal para que os eleitores não se afastem cada vez mais dos políticos, cuja credibilidade, todos sabemos, já é reduzida.

Pintelho

P.s. O sistema de voto no "Posta Púbica" não está operacional a 100%. Quem for impedido de votar através deste sistema, pode votar através do endereço de correio do Pintelho. O voto tem igual validade.

P.p.s. Para instalar a polémica e a discussão, gostava de vos incentivar a utilizar a caixa de comentários abaixo. Matem-se!

|
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!