Um blog de todos nós. Afinal, pintelhos todos temos... Uns mais, outros menos...

sábado, novembro 06, 2004

A ilusão Ponzo




A ilusão Ponzo, conhecida por muitos como a ilusão da linha de comboio, ou mesmo a ilusão da lua, é uma simples ilusão perceptiva baseada na noção da constância do tamanho.

Isto, em três linhas. Em três páginas, seria muito mais e muito mais complexo. Não me queiram ouvir a dissertar sobre estes quatro segmentos de recta. Acreditem que pode ser chato.

Mas podemos fazer um teste. Qual das duas linhas horizontais é maior? Tentem não usar da razão mas apenas daquilo que o vosso sistema perceptivo vos informa.

Pois é. É esta a ilusão que o vosso amado Pintelho anda a estudar, e é para esta ilusão que precisa de cobaias. O dispositivo pintelhiano da coisa inclui algumas variáveis, e é interactivo no sentido em que quem constrói a linha horizontal de baixo é a cobaia.
Como recompensa, cada cobaia humana recebe o bem-estar de saber que contribuiu para o avanço da ciência.
Voluntários? (Eu, eu, eu!, parece que já vos estou a ouvir aos gritos e empurrões para serem os primeiros sacrificados).

Ah! A expereiência é um bocado monótona e envolve cerca de vinte minutos a medir linhas...
Mas, por favor, não se esqueçam... Estão a contribuir para que a ciência progrida.

Ah! Já estou a ouvir o telefone a tocar com as vossas propostas de voluntariado, e a ver a caixa de comentários encher... Ou não!

Pintelho

|
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!