Um blog de todos nós. Afinal, pintelhos todos temos... Uns mais, outros menos...

quarta-feira, junho 23, 2004

S. João

Hoje é véspera de S. João.
Eu moro em Braga.
Hoje vai haver uma multidão na rua, celebrando um santo de uma forma não religiosa.
Até eu, que Graças a Deus sou Ateu, vou para a rua festejar. Infelizmente, há exame na Sexta-feira, mas isso não impede que vá espreitar o ambiente, até porque hoje joga a Holande contra a Letónia, ali no Estádio Municipal de Braga.
Milhares e milhares de adeptos vestidos de cor-de-laranja começaram já a colorir a cidade, e confesso que gosto da animação.
Contudo, e este palavreado todo só tem em vista introduzir a questão filosófica em si, eu ponho-me na pele de um holandês (não, não é ironia para os que têm pele tipo "casca de laranja")!

Meus caros leitores, reflictam comigo! Já pensaram no surreal da situação que é estarem a festejar após um jogo num país desconhecido e, de súbito, sem que vocês conhecessem as tradições do anfitrião, as ruas fossem cortadas ao trânsito automóvel, e todo o povo começasse a sair à rua e a acertar-vos com martelos de plástico com uma guinchadela insuportável na cabeça e, pior que isso, com uns alhos muito mal cheirosos no nariz?
Isto tudo já para não falar nas barracas de vendedores ambulantes espalhadas pelas principais avenidas da cidade, que fazem o vosso anfitrião parecer um país em desenvolvimento ou então extremamente turístico!
Como se sentiriam?
Agora, imaginem um filme em que vêem pelos olhos do estrangeiro. E não se esqueçam que os adeptos de futebol, na generalidade, antes de virem para Portugal, não se informaram acerca dos santos populares.
Surreal?

"Tenham medo... Tenham Muito Medo!"

Pintelho

|
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!