Um blog de todos nós. Afinal, pintelhos todos temos... Uns mais, outros menos...

terça-feira, julho 27, 2004

E já que estamos numa de exercício

Quero falar de futebol.
Não que eu seja adepto do dito desporto-rei. De facto, só me tornei adicto da coisa aquando do Euro 2004.
Mas hoje não quero falar da apaneleirada actividade, que consiste em correr atrás de bolas. Sim, porque correr atrás de bolas não é de homem. E tudo bem que os jogadores se defendam dizendo, com ar másculo, "Eu gosto é de dar uns chutos nas bolas", mas, epá... Convenhamos que antes de dar o chuto precisam de correr atrás delas. E correr atrás de bolas não é de homem. Isto digo eu, que prefiro correr atrás de "meias-bolas".

Mas, não desviando o rumo da coisa, gostava de falar da equipa do Benfica para 2004/2005. É certo que não sou adepto do Benfica. Nem do Porto. Nem do Sporting. É certo que posso mandar bitaites, pois sou um simples adepto bracarense. Mas porquê a equipa do Benfica? Porque eu sou preguiçoso e, como a equipa mais mediatizada é a do Benfica, esta é a que, por enquanto, melhor conheço. Aliás, conheço suficientemente bem para saber que não é uma equipa que se preze. Isto pelas curiosidades individuais de cada jogador.
Começando pelo internacional português Miguel. O homem é preto. E Miguel é nome de preto? Não. Claro que não. Como é que um preto com nome de branco pode ser um bom jogador? Não pode!
O mesmo se passa com Manuel Fernandes. Manuel, gente. Haverá nome mais portuguesmente branco que Manuel? E Fernandes?
Felizmente para o Benfica, neste campo as coisas equilibram-se porque realmente não há nome mais preto que Mantorras. Aí está o jogador perfeito. Preto, com nome de preto. Isso sim, é uma boa opção. Um jogador para dar cartas! Mantorras. Que nome tão preto!
Depois há um avançado com nome de rabiló. Zaza, dizem certos comentadores. Como é que um homem de nome Zaza, que gosta de correr atrás de bolas, pode funcionar perfeitamente? Não pode.
Mas isto, caras leitoras e caros leitores, não é tudo.
O cúmulo, nesta equipa do Benfica, dá pelo nome de Amoreirinha. Amoreirinha, pêlos púbicos de todo o país, não pode, nunca, ser nome de gente. Imaginem a quantidade de traumas que o jovem jogador deve ter naquela cabeça, por culpa do nome. Na escola "Lá vem a Amoreirinha... Ui, ui... E anda atrás das bolas... Ò filha, não queres as minhas?". No grupo de amigos, "Olá Amoreirinha, 'tás boa? Ai, que fruto do bosque tu tens...". Na família, com aquela típica cumplicidade "Ò Amoreirinha, gostas de amoras? Vou dizer ao teu pai que já namoras! Ahah! Ah!, o teu pai sou eu..." Como é que o rapaz pode ter poder de concentração para ser um bom profissional das bolas? Não pode.
Com esta equipa, arriscar-me-ia a dizer que o Benfica terá de esperar pelo menos mais uma época para voltar a ter esperança de ser campeão nacional. Só não o faço porque me chegou aos ouvidos que no Porto existe um jogador chamado Areias. E Areias...

Pintelho

|
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!