Um blog de todos nós. Afinal, pintelhos todos temos... Uns mais, outros menos...

segunda-feira, junho 28, 2004

Durão

Bom dia!
Notei ontém, pelas notícias, que os senhores lá da Europa, os que vão enriquecer com a importação do nosso ainda primeiro ministro (ler post de ontém), se referem a ele como "José Manuel Barroso". Ora, e o Durão, o seu nome de guerra? Fica só para os portugueses?
Analisemos a palavra Durão. Durão deriva do adjectivo duro, com o sufixo aumentativo ão. duro+ão. Assim, podemos concluir que Durão confere a José Manuel Barroso as características de duro e grande.
Uma razão óbvia para a não inclusão do apelido Durão quando mencionado o nosso primeiro ministro pelos comissários europeus prende-se, logicamente, com a hipocrisia, cujo valor não é defendido pela Europa (não será?). Desta forma, a inclusão de Durão no nome de Barroso seria uma adjectivação hipócrita. Todos sabemos que, em Portugal, Durão governa como um "Molezinho".
Outro motivo que nos pode surgir é a vaidade e gabarolice excessivas de José, vaidade e gabarolice que não são alimentadas na Comissão Europeia. Assim, quanto ao falo de José, a que, obviamente, o apelido se refere, ninguém se deve reportar como Durão, pois, e à falta de provas concretas, aplica-se a expressão do senso comum "Gaba-te cesto!" Creio mesmo que o Zezinho se gaba numa tentativa de se defender do seu "Molezinho", fazendo todos crer que é Durão...
Agora, caras leitores e caros leitores, cabe-nos reflectir. Será que um ego tão problemático se consegue traduzir numa personalidade isenta de problemas e com capacidade de governação? Creio que não. Será?

Pintelho

P.s. Manuela Ferreira Leite crê que se Pedro Santana Lopes chegar a primeiro ministro, isso será um golpe de estado interno ao PSD. Concordo. Aliás, perita em golpes (de baú) é a própria "Manelinha". Que nos empobrece a todos e vai ficando cada vez mais contente!

|
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!