Um blog de todos nós. Afinal, pintelhos todos temos... Uns mais, outros menos...

segunda-feira, janeiro 03, 2005

Serviço púbico

Caros leitores.

É para começar o ano em grande, que é como quem diz, a ajudar o necessitado da ajuda cultural da minha erudita sabedoria, que decido responder a um comentário recheado de dúvida no espaço púbico, pois sei que alguns de vós sofrerão do mesmo mal, só curável pelo poder da minha ciência linguística (eu, que nunca estudei na área ligada às línguas, pois a minha especialidade é mesmo vaginal, que é como quem diz, a boa e velha foda).
Para expor o problema, não haverá nada melhor que citar o confuso leitor, com a devida referência, não vá ele processar o Pintelho pela ousadia, mesmo apesar de eu o estar a ajudar, ou não,

Um gde ano para ti, conta mtos pintelhos mas uma dúvida me assola: sempre pensei q se escrevia "pentelho" mas aqui só dá com "i".
Queres esclarecer?
(Freddy, 02/01/2005 in Caixa de Comentários de Diário de um Pintelho)

Pois, caro Freddy, tudo indica que a estória do pentelho não passa de um erro comum da populaça, transmitido quase geneticamente (há estudos em decurso que tentam encontrar o gene responsável pelo erro), que se propagou até mesmo aos eruditos responsáveis pelos dicionários e enciclopédias. Mas, para obviar o conceito de Pintelho, nada melhor que a definição:

Pintelho: 1. pêlo púbixo. 2. Pessoa aborrecida, enfadonha, maçante. 3. Pessoa que exaspera com a sua presença, que importuna, que não dá paz aos outros. (adaptado de Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 2002, Rio de Janeiro, Circulo de Leitores)

Caro Freddy, e caros leitores no geral, o que encontrei no dicionário foi chocante, não pela definição, conhecida de todos nós, mas pelo erro patente no termo. Os próprios eruditos na língua-mãe o escrevem com e, acreditando que deriva da palavra pente. Consultando putras obras de referência encontrei o meu nome escrito das duas formas, o que não deixa de ser ultrajante porque vós, humanos, não vos chamais Marco e Márcio ao mesmo tempo, nem Carla e Cátia. Revolta-me ser eu detentor de dois nomes para a mesma entidade.
Contudo, porém, todavia, Freddy, creio ser o nome escrito com i o mais apropriado, não pelo facto de pentelho soar apaneleirado e aparolado (que o soa), mas pela própria estética da coisa. É que se por um lado, quando vos engasgais com parentes meus, não dá jeito pronunciar o i, saindo frequentemente o som "ê", por defeito, por outro, o i é muito mais próximo do que realmente sou que o e, pelo que me identifico com o i. Atentem no i. O i é comprido e fino. Quase dá para vê-lo ondular ao vento do secador, após um banho bem tomado. E tem a pinta a encabeçá-lo, que remete para a ideia da sexualidade. O i não passa da representação imagética de um Pintelho após o acto sexual, a escorrer uma gota de um qualquer fluido libertado durante... Isto está a descer de nível. Fiquemos por aqui.
Para rematar esta clarificação, gostava de pedir não só ao Freddy como a todos os leitores para que, na possibilidade de utilizar o meu nome escrito com e bem como com i, optem invariavelmente pela variante "i" da coisa. Identifico-me muito mais com o i que com o e, como devem ter anotado. E e é apaneleirado, ao passo que i é ousado.

Antes de fechar o post, será conveniente clarificar o conceito do verbo pintelhar, que é o que eu faço em cada um dos meus textos. Segundo o mesmo dicionário, pintelhar é "causar aborrecimento ou tédio a; maçar, chatear (esse sujeito pintelha toda a gente" (adaptado). Não consigo compreender como ainda me aturais.

Beijinhos, abraços e muito pintelhudos abraços

do
Pintelho (ii ao poder)

|
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!