Um blog de todos nós. Afinal, pintelhos todos temos... Uns mais, outros menos...

quinta-feira, julho 01, 2004

A final

Uma beleza.
Foi ontém ao fim da tarde.
O Euródromo, em Braga, encheu-se de milhares de pessoas para assistirem, no ecrã gigante, à passagem de Portugal, pela primeira vez na história, à final do Campeonato Europeu de futebol.
Ao início do jogo, o hino nacional foi entoado pelas milhares de gargantas, de forma não muito afinada, conferindo as que já são típicas características dos portugueses: patriotas (só no futebol) e desafinados. Compreendi, desde ali, que estava em Portugal, e que nada nos poderia deter. A final era um objectivo perfeitamente possível.
O ambiente era de festa, festa que se consumou com o "GOOOOOLLOOOO" de Cristiano Ronaldo, a cruzamento de Deco. Toda a gente de pé, a festejar. Empurrões, abraços entre desconhecidos, beijos entre casais, e muito cachecol no ar! Bem bonito.
Segunda parte.
Maniche... Ainda está no ecrã a imagem de uma repetição qualquer e... "GOOOOLLOOOO"! A festa fez-se porque se ouviu o relatador a festejar. Canta-se, abana-se cachecol, desfralda-se bandeira, e festeja-se, enquanto que, em simultâneo, se espreita o ecrã à espera da repetição daquele que é o golo mais bonito, se não do europeu, pelo menos da selecção nacional. Fenomenal.
Ainda todos estão de pé (até porque já não há espaço sentado), quando a Holanda marca. Previsível. Afinal, português que é português, tem que sofrer até ao fim.
Apito final.
Festa!
Festa!
Muita festa!
Um marco histórico, e já só falta vencer a final.
Festa!
A bandeira, nas ruas, estava assim:




Festa!
As ruas entopem, literalmente, mas ninguém parece estar minimamente preocupado.
É a festa!
Gregos, alemães, e outros, juntam-se à festa, gritam por Portugal e ajudam a tornar o ambiente inesquecivel.
Ainda a festa!
Na rua, espremem-se laranjas ("Até os esprememos"), bebe-se sumo:




Mas, não estivessemos em Braga, a mais criativa citação: "Os holandeses vão ver a final por um canudo":




Viva Portugal!
Até um crítico à organização do Campeonato em Portugal tem que reconhecer que agora, o objectivo está à distância de noventa minutos de futebol-espectáculo!
Força!

Pintelho

|
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!